GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.R.C.E.F. CLUBE DE MÃES SANTA RITA DE CÁSSIA
Profª Ana Maria Figueiredo Gonçalves
Profª Léa Lindomar Costa da Silva
Profª Marlene José Cardoso do Nascimento
Profª Roseane Dalila da Silva Reis
Profª Valdenora Alves do Nascimento
Projeto:
Leitura e Escrita: como saberes
democráticos na E.R.C. Santa Rita de Cássia
Belém
2013
JUSTIFICATIVA
Aprender
a ler o mundo e a palavra escrita é uma prática fundamental e
essencial para transformar as pessoas e para as pessoas transformarem
o mundo.
A
leitura tem um papel central no processo de libertação dos que
vivem oprimidos, alienados, excluídos. É ela que sustenta o
conhecimento humano, que permite o aprendizado e amplia os
horizontes, iluminando os caminhos e desenvolvendo a história.
Os
alunos da E.R.C. Santa Rita de Cássia, são alunos carentes,
oriundos de áreas de ocupação, cujos pais possuem baixa
escolaridade, que acaba dificultando uma possível parceria na
melhoria da aprendizagem, além da grande maioria não terem acesso a
livros, jornais, revistas etc, e apresentarem grandes dificuldades em
relação a leitura/escrita.
Considerando
tais problemas, o corpo técnico e docente se propõe a implantar o
Projeto: Leitura e Escrita: como saberes democráticos na E.R.C.
Santa Rita de Cássia, nas turmas de 1º ao 5°ano do ensino
fundamental, para que seja despertado o prazer e a consciência da
importância do ato de ler, através de atividades diversas que
busque contato concreto com o mundo da leitura.
REFERÊNCIAL
TEÓRICO:
A
abordagem teórico-metodológica utilizada nesta pesquisa
fundamentou-se nas obras de Baldi, Pietri e Maia.
Qualquer
cidadão precisa acompanhar as transformações de nosso tempo, e um
caminho seguro para isto é a leitura.
Podemos
ler para obtermos uma informação de caráter geral, para
aprendermos um pouco mais e até mesmo para ampliar os conhecimentos
de que dispomos. Também podemos ler por prazer, ou em busca de uma
resposta esperada, para nos comunicarmos, para verificar algum
propósito. A atitude do ato de ler sempre está relacionada a algum
desígnio.
Devido
à importância do leitor em encontrar sentido, compreender e,
sobretudo construir significados sobre o texto que lê, é importante
que ele sinta prazer com a leitura. A leitura constitui-se num
processo mais íntimo de interação entre o leitor e o texto.
A
leitura quando significativa para o aluno, são portas abertas para a
compreensão do mundo, podendo exercer grande influência na
sociedade, construindo, modificando, pois todo leitor, quando está
lendo, é um leitor de si mesmo.
Não
podemos mais pensar no ensino brasileiro sem incluirmos projetos de
leitura na escola em todos os níveis de ensino.
Os
problemas que os alunos enfrentam em relação à leitura podem ser
trabalhados além da língua portuguesa, de uma forma
interdisciplinar, pois “Tudo é leitura, tudo é decifração”,
como nos ensina Paulo Freire.
OBJETIVO
GERAL:
- Despertar nos alunos de 1º ao 5º ano o prazer e a importância doa ato de ler.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Possibilitar o acesso da criança à Biblioteca.
- Estimular a leitura de coletâneas infantis.
- Apresentar os diversos tipos de textos.
- Realizar atividades relacionadas aos diversos textos utilizados
- Produzir textos a partir do entendimento de cada aluno.
METODOLOGIA:
- Construção do cantinho da leitura.
- Visitação à Biblioteca da escola.
- Realização de círculos de leitura.
- Leitura de textos diversos.
- Construção de Mural.
- Leitura e contação de história para outras turmas.
- Exposição dos textos construídos e outras produções.
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS:
- Visita à biblioteca: as turmas serão divididas em grupos de 15 alunos, para o primeiro contato e manuseio do acervo bibliográfico.
- Círculo de leitura: cada professor fará a leitura dos livros escolhidos pelos alunos, os livros estarão expostos na sala para que possam escolher de acordo com o ano de escolaridade em que estão inseridos. Após a leitura cada professor realizará atividades direcionadas relacionadas ao texto.
Ex:
recorte, colagem, produção textual, mural, etc.
- Apresentação em classe: os alunos irão recontar ou realizar novas leituras para os colegas de classe, trabalhando desta forma a oralidade e a interpretação.
RECURSOS:
Humanos:
alunos, professores e técnicos.
Materiais:
livros, revistas, músicas, aparelho de som, CDs, DVDs, papel, lápis,
canetas, canetinhas, lápis de cor, barbante, papel A4, cola, cola
colorida, EVA, TNT, cartolinas, Tinta guache.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES:
O
projeto terá duração de 08 meses (Abril à Dezembro)
MESESDATAS
E TURMASATIVIDADES
ABRIL
E
MAIO01/04-1ºANO
VISITAÇÃO
A BIBLIOTECA
02/04-2ºANO03/04-3ºANO04/04-3ºANO05/04-4ºANO08/04-4ºANO09/04-5ºANO10/04-6ºANO15
À 19/04CANTINHO
DA LEITURA02
À 31/05ATIVIDADES
DIVERSAS NAS TURMAS JUNHOAVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será bimestral, com sugestões de novas atividades para
o mesmo projeto.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
A
leitura possui um papel essencial para a formação de alunos
críticos, para o exercício da cidadania e compreensão do mundo em
que estão inseridos.
Aprender
a ler é utilizar-se da leitura como um veículo de informação e
lazer, promovendo a formação de um indivíduo capaz de argumentar e
interagir com o mundo, e tornar-se agente de transformações na
sociedade em que vive.
A
leitura é antes de tudo arte. Fenômeno de criatividade que
representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Ela funde
sonhos e a vida prática, leva ao imaginário e ao real, constrói
ideais e suas possíveis e impossíveis realizações.
Já
que ela representa muito além da decodificação, a sua valorização
e suas diversas formas de expressão jamais poderão está ausente
cotidiano escolar.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
BALDI,
Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação
de leitores de literatura. Porto Alegre: Projeto, 2009.
DE
PIETRE, Émerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação
docente. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.
GREGORIN
FILHO, José Nicolau. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na
formação de leitores. São Paulo: Paulinas, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário