HISTÓRIA DE NOSSA ESCOLA

Estabelecimento de Ensino: Escola Estadual de Ensino Fundamental Clube de Mães Santa Rita de Cássia
Origem do Nome: Em homenagem a Santa Rita de Cássia
Data da sua fundação: 15 / 01 / 1987
Nome do responsável pelo surgimento: Rita Pimental de Oliveira
Local de funcionamento: Conjunto Maguari, Alameda 13, N.° 250
Icoaraci – Belém – Fone: 3248-1543 / 3248-4206

domingo, 1 de setembro de 2013

Projeto de Leitura - ESRC








GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E.R.C.E.F. CLUBE DE MÃES SANTA RITA DE CÁSSIA





Profª Ana Maria Figueiredo Gonçalves
Profª Léa Lindomar Costa da Silva
Profª Marlene José Cardoso do Nascimento
Profª Roseane Dalila da Silva Reis
Profª Valdenora Alves do Nascimento








Projeto: Leitura e Escrita: como saberes democráticos na E.R.C. Santa Rita de Cássia














Belém
2013
JUSTIFICATIVA
Aprender a ler o mundo e a palavra escrita é uma prática fundamental e essencial para transformar as pessoas e para as pessoas transformarem o mundo.
A leitura tem um papel central no processo de libertação dos que vivem oprimidos, alienados, excluídos. É ela que sustenta o conhecimento humano, que permite o aprendizado e amplia os horizontes, iluminando os caminhos e desenvolvendo a história.
Os alunos da E.R.C. Santa Rita de Cássia, são alunos carentes, oriundos de áreas de ocupação, cujos pais possuem baixa escolaridade, que acaba dificultando uma possível parceria na melhoria da aprendizagem, além da grande maioria não terem acesso a livros, jornais, revistas etc, e apresentarem grandes dificuldades em relação a leitura/escrita.
Considerando tais problemas, o corpo técnico e docente se propõe a implantar o Projeto: Leitura e Escrita: como saberes democráticos na E.R.C. Santa Rita de Cássia, nas turmas de 1º ao 5°ano do ensino fundamental, para que seja despertado o prazer e a consciência da importância do ato de ler, através de atividades diversas que busque contato concreto com o mundo da leitura.


REFERÊNCIAL TEÓRICO:
A abordagem teórico-metodológica utilizada nesta pesquisa fundamentou-se nas obras de Baldi, Pietri e Maia.
Qualquer cidadão precisa acompanhar as transformações de nosso tempo, e um caminho seguro para isto é a leitura.
Podemos ler para obtermos uma informação de caráter geral, para aprendermos um pouco mais e até mesmo para ampliar os conhecimentos de que dispomos. Também podemos ler por prazer, ou em busca de uma resposta esperada, para nos comunicarmos, para verificar algum propósito. A atitude do ato de ler sempre está relacionada a algum desígnio.
Devido à importância do leitor em encontrar sentido, compreender e, sobretudo construir significados sobre o texto que lê, é importante que ele sinta prazer com a leitura. A leitura constitui-se num processo mais íntimo de interação entre o leitor e o texto.
A leitura quando significativa para o aluno, são portas abertas para a compreensão do mundo, podendo exercer grande influência na sociedade, construindo, modificando, pois todo leitor, quando está lendo, é um leitor de si mesmo.
Não podemos mais pensar no ensino brasileiro sem incluirmos projetos de leitura na escola em todos os níveis de ensino.
Os problemas que os alunos enfrentam em relação à leitura podem ser trabalhados além da língua portuguesa, de uma forma interdisciplinar, pois “Tudo é leitura, tudo é decifração”, como nos ensina Paulo Freire.


OBJETIVO GERAL:
  • Despertar nos alunos de 1º ao 5º ano o prazer e a importância doa ato de ler.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Possibilitar o acesso da criança à Biblioteca.
  • Estimular a leitura de coletâneas infantis.
  • Apresentar os diversos tipos de textos.
  • Realizar atividades relacionadas aos diversos textos utilizados
  • Produzir textos a partir do entendimento de cada aluno.


METODOLOGIA:
  • Construção do cantinho da leitura.
  • Visitação à Biblioteca da escola.
  • Realização de círculos de leitura.
  • Leitura de textos diversos.
  • Construção de Mural.
  • Leitura e contação de história para outras turmas.
  • Exposição dos textos construídos e outras produções.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
  • Visita à biblioteca: as turmas serão divididas em grupos de 15 alunos, para o primeiro contato e manuseio do acervo bibliográfico.
  • Círculo de leitura: cada professor fará a leitura dos livros escolhidos pelos alunos, os livros estarão expostos na sala para que possam escolher de acordo com o ano de escolaridade em que estão inseridos. Após a leitura cada professor realizará atividades direcionadas relacionadas ao texto.
Ex: recorte, colagem, produção textual, mural, etc.
  • Apresentação em classe: os alunos irão recontar ou realizar novas leituras para os colegas de classe, trabalhando desta forma a oralidade e a interpretação.


RECURSOS:
Humanos: alunos, professores e técnicos.
Materiais: livros, revistas, músicas, aparelho de som, CDs, DVDs, papel, lápis, canetas, canetinhas, lápis de cor, barbante, papel A4, cola, cola colorida, EVA, TNT, cartolinas, Tinta guache.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
O projeto terá duração de 08 meses (Abril à Dezembro)
MESESDATAS E TURMASATIVIDADES


ABRIL
E
MAIO01/04-1ºANO




VISITAÇÃO A BIBLIOTECA
02/04-2ºANO03/04-3ºANO04/04-3ºANO05/04-4ºANO08/04-4ºANO09/04-5ºANO10/04-6ºANO15 À 19/04CANTINHO DA LEITURA02 À 31/05ATIVIDADES DIVERSAS NAS TURMAS JUNHOAVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO:
A avaliação será bimestral, com sugestões de novas atividades para o mesmo projeto.






CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A leitura possui um papel essencial para a formação de alunos críticos, para o exercício da cidadania e compreensão do mundo em que estão inseridos.
Aprender a ler é utilizar-se da leitura como um veículo de informação e lazer, promovendo a formação de um indivíduo capaz de argumentar e interagir com o mundo, e tornar-se agente de transformações na sociedade em que vive.
A leitura é antes de tudo arte. Fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Ela funde sonhos e a vida prática, leva ao imaginário e ao real, constrói ideais e suas possíveis e impossíveis realizações.
Já que ela representa muito além da decodificação, a sua valorização e suas diversas formas de expressão jamais poderão está ausente cotidiano escolar.
























REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Projeto, 2009.
DE PIETRE, Émerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Paulinas, 2009.


















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