O gerenciamento da qualidade,
também conhecido por Gerenciamento da Qualidade Total (TQM – Total
Quality Managementet) é uma filosofia que tem por finalidade
melhorar continuamente a produtividade de cada nível de operação
funcional de uma organização, utilizando todos os recursos
financeiros e humanos disponíveis. O Gerenciamento da Qualidade
combina técnicas fundamentais de administração, esforços
inovadores e técnicas especiais para aperfeiçoar os processos. É a
aplicação de métodos quantitativos e recursos humanos para a
melhoria dos materiais e serviços oferecidos pela organização,
além de ser um medidor das necessidades atuais e futuras dos
clientes. De acordo com Brocka e Brocka (1994, p. 4) o Gerenciamento
pela Qualidade pode ser definido de um modo bem mais simples: “[...]
um sistema de meios para economicamente bens ou serviços que
satisfaçam as necessidades dos clientes”.A preocupação com a
busca da qualidade é fundamental pelos benefícios que traz à
empresa e ao cliente. Ela conseguirá maior participação no
mercado, com maiores condições de competitividade com as demais
empresas, aumentando os seus lucros, e o cliente, por sua vez, sairá
beneficiado, pois com produtos de qualidade, ele terá em mãos
satisfação e confiança. Sobreviver em um mercado cada vez mais
disputado representa o grande desafio das pessoas e empresas.
Assim, as políticas de
qualidade envolvem decisões referentes à utilização da qualidade
como estratégia; prioridades na qualidade de decisões; o conjunto
de normas, métodos e procedimentos formalizados; definição de
perdas, desperdícios e inadequação do produto ao uso e ao fazer da
qualidade um hábito.
Qualidade Total baseia-se na
satisfação dos clientes internos e externos envolvidos na empresa,
ou seja, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados,
e como tal, faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas
integrada são modelo de gestão.
As empresas se empenham na
implementação de programas de controle total de qualidade, cujos
resultados não só garantem a plena satisfação do cliente como
também reduzem os custos de operação, minimizando perdas,
diminuindo consideravelmente os custos com serviços externos e
otimizando a utilização dos recursos já existentes. Entretanto,
para que se tenha, efetivamente, controle sobre a qualidade é
necessária à participação de todos os membros de uma empresa,
incluindo gerentes, supervisores, trabalhadores e seus executivos, em
aspectos globais da empresa tais como: pesquisa de mercado, pesquisa
e desenvolvimento tecnológico, planejamento de produto, projeto,
suprimentos, fabricação, vendas, inspeção, recursos humanos e
treinamento para a qualidade total de uma empresa.
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