Cinco Disciplinas Escolares de Outra Época
Muitas disciplinas saíram do
currículo escolar por não fazerem mais sentido no contexto social. Disciplinas
que hoje podem não fazer sentido eram comuns antigamente. Mudanças culturais,
sociais e até políticas ajudaram a moldar mudanças no currículo escolar. As
conquistas femininas no mercado de trabalho e até a transição do regime militar
para o regime democrático são algumas dessas forças de mudança.
1. Educação Moral e Cívica e OSPB
A disciplina foi criada pelo
Decreto-Lei nº 869, em 1969, e previa o culto à pátria, bem como aos seus
símbolos, tradições e instituições. A matéria deveria constar em todas as
grades curriculares brasileiras durante o primário, que hoje equivaleria ao
ensino fundamental, e era uma forma de exaltar o nacionalismo presente na época
da ditadura militar (1964 - 1985). Eram abordados, também, conteúdos que
“aprimoravam o caráter do aluno por meio de apoio moral e dedicação tanto
à família quanto à comunidade”. Os professores ensinavam a
compreensão dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da
organização sociopolítica e econômica do País.
Esses conteúdos eram ensinados
com mais profundidade na disciplina de organização social e política brasileira
(OSPB) no segundo grau - atualmente, ensino médio. Na época, foi criada a Cruz
Mérito da Educação Moral e Cívica. A distinção era entregue a personalidades
que, na avaliação dos militares, prestavam esforços e dedicação à disciplina.
Por não ser considerada parte de um regime democrático, Educação Moral e Cívica
foi extinta da grade curricular brasileira em 1993, por meio da Lei
8.663, assinada pelo ex-presidente Itamar Franco.
Porém, partes da matéria
foram incorporadas em outros conteúdos, mas sem o viés ideológico. Os conteúdos
da disciplina que abordavam questões históricas e políticas foram somados a
Estudos Sociais e História, por exemplo. Em relação à questão cívica, ainda é
comum cantar o Hino Brasileiro e hastear a bandeira nas escolas em datas
comemorativas, como na Independência do Brasil.
2. Economia Doméstica
A disciplina não é mais
obrigatória, mas ainda é lecionada em alguns colégios no Brasil. O que mudou,
principalmente, foi a abordagem dos professores ao passar o conteúdo aos
alunos. A economia doméstica que nossos pais e avós aprenderam tratava de um
único provedor, o homem, na época em que a maioria das mulheres cuidavam da
casa e eram educadas para isso.
Hoje, é adaptada à nova realidade
de inserção das mulheres no mercado de trabalho e ao reconhecimento da
importância de cuidar do meio ambiente. São tratadas questões como a
preservação dos recursos hídricos, por exemplo. Seus conteúdos podem, também,
ser abordados dentro das disciplinas de geografia, história e sociologia.
3. Educação para o Lar
Ao contrário da economia
doméstica, a educação para o lar era ensinada nos colégios brasileiros com o
intuito de ensinar mulheres e homens a cuidarem do lar. Porém, a disciplina era
voltada principalmente às mulheres, então tidas como responsáveis pelas tarefas
domésticas. O contexto social mudou, as mulheres ingressaram fortemente no
mercado de trabalho e hoje, idealmente, dividem as tarefas do lar com o marido
e família - embora haja muitos casos de atraso pelo País. Por isso, a
disciplina acabou não fazendo mais sentido de ser lecionada.
4. Latim
Além de lideranças religiosos católicos,
são raras as pessoas que falam latim atualmente - há muito que a língua não é
mais universal. Se você é estudante de direito, certamente já buscou algum
tradutor para descobrir termos que foram escritos na época em que a língua era
mundialmente conhecida. No Brasil, a disciplina foi obrigatória até 1964,
quando um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) do Brasil e a United
States Agency for International Development (Usaid), dos Estados Unidos, tirou
do currículo matérias consideradas obsoletas. Hoje, são poucas as escolas que
mantêm o latim em sala de aula.
5. Técnicas Comerciais
Conteúdos administrativos,
econômicos e contábeis faziam parte de Técnicas Comerciais. A disciplina
ensinava práticas como, por exemplo, utilizar serviços bancários. Com o avanço
das tecnologias e sua difusão, se tornou mais acessível e fácil descobrir como
se preenche um cheque - o que também constava na ementa. Alguns conteúdos da
matéria são lecionados até hoje nas faculdades de administração, economia e
ciências contábeis, mas não estão mais presentes nas salas de aula.
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